A Depressão nos dias de hoje...

 por Susana Silva, colaboradora das lojas Alentejo Natural  

    Depressão é uma doença  que atinge uma grande parte dos Portugueses, tanto homens como mulheres.

    A sociedade está a perder a "humanidade" e cada vez mais as pessoas maltratam e descarregam as suas frustrações  nos outros, tanto no trabalho como no dia a dia, na rua, no carro, com os Pais, os Avós, os Filhos. Os traumas, a falta de dinheiro, de trabalho, de paciência, de tempo... tudo é "desculpa" para o desenvolvimento da  depressão. Por vezes, nada disto é a causa da depressão mas sim os seus efeitos, e mesmo que não existam motivos, pode ser da genética, da má alimentação ou até de algum medicamento que cause um desequilíbrio hormonal. As causas são muitas e variadas...   

    A falta de interesse, o desanimo, a falta de alegria, o desinteresse das antigas alegrias, a ansiedade, a baixa auto-estima são muitos dos sintomas da depressão que destrói famílias e longos períodos da nossa vida. Para que algo assim não aconteça temos que estar atentos e reparar nos primeiros sinais como a falta de sono, a astenia, o desinteresse por tudo, o cansaço, dores entre outros.  

    Em termos científicos a depressão parece estar relacionada com um desequilíbrio hormonal no cérebro; a falta de serotonina, dopamina, noradrenalina, adrenalina, mas principalmente de serotonina. Para repor o equilíbrio existem alguns suplementos naturais que ajudam na  depressão, tal como o 5-HTP. O nosso organismo sintetiza a serotonina a partir de um aminoácido chamado triptofano, e que pode ser encontrado em diferentes alimentos. Para ser convertido em serotonina, este aminoácido tem primeiro que ser transformado em 5-HTP (ou 5 – hidroxitriptofano). O 5-HTP é então convertido em serotonina. O 5-HTP é retirado da Griffonia simplicifolia, que é um feijão Preto endémico de África. Também poderá recorrer   ao auxílio do SAM-e. O SAM-e é um aminoácido que aumenta o desempenho cognitivo e altera a reação química dos neuro-transmissores,  aumentando a produção de Serotonina e Melatonina e, dessa forma,  é um óptimo antidepressivo. Tanto o 5-HTP como SAM-e não têm efeitos secundários, não causam dependência e poderão ser  deixados de tomar assim que entenda.

Na Homeopatia também encontra soluções. Neste campo, temos um ótimo feedback com a utilização do VC 15 Forte que é indicado para a apatia, falta de interesse geral, falta de energia e depressão. 

Para alem destes suplementos pode sempre tomar em conjunto Omega 3 e/ou Vitaminas do Complexo B, pois as carências de nutrientes também são um fator de risco para o desenvolvimento da depressão, podendo ser desencadeadas por dietas sem acompanhamento profissional.

A Medicina Tradicional Chinesa, e a Acupunctura em particular, têm excelentes resultados no tratamento deste flagelo social, e quando combinada com a Fitoterapia, a evolução é ainda mais promissora.

Procure no mundo das Terapias Naturais um complemento ou uma alternativa para poder dar a volta à depressão. A VIDA é preciosa demais... não se perca!