A Energia da Primavera

 A Primavera e o Fígado.

O calendário anunciou a sua chegada, mas esta estação do ano ainda não nos brindou com os seus encantos… nem com os desafios que tipicamente a acompanham.

Em Medicina Tradicional Chinesa sabemos o quão importante é apostar na prevenção… e por isso mesmo, nesta estação do ano deveremos dar uma atenção especial a um órgão importantíssimo e particularmente suscetível: o Fígado (leia-se a parte energética do órgão). É natural irritarmo-nos mais agora, sendo preferível deixar a raiva (emoção relacionada com o Fígado) manifestar-se ao invés de contê-la (criando bloqueios físicos e emocionais). No entanto, não manifeste a sua raiva de forma a atingir outras pessoas… Há formas que ajudam a uma libertação mais pacífica, como a Aromaterapia e Florais de Bach, entre outras.

Alguns sinais e sintomas são facilmente tratados com Fitoterapia (chás e suplementos naturais), Acupunctura, Homeopatia, Nutrição, Biomagnetismo, …

De um modo geral, daremos algumas sugestões para alcançar o seu equilíbrio energético nesta Primavera:

  • Evite os alimentos ácidos e aumente o consumo de alimentos integrais (massa, arroz, pão).
  • Movimente o corpo para ajudar a dissipar bloqueios energéticos… De preferência na natureza.
  • Desintoxique o corpo e, em especial, o Fígado!

Este é, provavelmente, o nosso principal conselho nesta Primavera. O Fígado é um órgão sempre muito sobrecarregado, mas nesta altura do ano é imperativo fazer um Detox já que se encontra mais sensibilizado e solicitado. A Alcachofra, o Cardo Mariano, o Boldo e o Dente-de-Leão são plantas tradicionalmente utilizadas no Tratamento Hepático. Atenção à escolha do melhor suplemento para si! Poucos têm as concentrações e fórmulas fitoterápicas eficazes para um verdadeiro Detox e, ao mesmo tempo, protetoras do Fígado. Uma sugestão para limpar o seu organismo é fazer um Jejum Terapêutico de 3 dias utilizando, por exemplo, o conhecido Xarope de Seiva. No entanto, certifique-se que o jejum é indicado no seu caso. Utilizar Clorela ou Sprirulina em pó num sumo matinal também é uma forma de fazer um Detox suave.

  • Se sofre de Alergias saiba que a Fitoterapia dispõe de soluções eficazes que atuam como anti-histamínicos naturais, como o Óleo de Perilla e o Xarope Alerg Complex, entre outros.
  • Nesta altura do ano, também é muito comum surgir a chamada Astenia Primaveril e inclusivé Sintomas Depressivos. Existem muitas fórmulas à base de plantas extremamente eficazes no combate a estes sintomas, como o Lucidus Neuro, o Depressis, o Psyfort, o Tónico de Alfafa,… No campo da Homeopatia, somos fãs incondicionais, devido aos resultados demonstrados pelos nossos clientes ao longo dos anos, do VC15 Forte do Dr.Reckeweg.

Para um aconselhamento personalizado sugerimos que se desloque às nossas lojas e contacte um membro da nossa equipa que, seguramente, lhe indicará o melhor suplemento e/ou consulta. Poderá também abordar-nos pelos meios de contacto habituais. De qualquer forma, estamos disponíveis para o ajudar a alcançar uma vida mais saudável e harmoniosa.

Votos de uma excelente Primavera!

Alentejo Natural, há mais de 10 anos a tratar da sua saúde… naturalmente!

  Por Ana Rita Guerreiro

share

Leave a Reply